Desenvolvimento profissional

2023-03-22; 16:50:13
paulanavarro
Numa aula de Física de 10.º ano apresentei um desafio: construir uma torre de palitos de gelado capaz de suportar o maior peso possível.
Os alunos ficaram animados com a proposta e começaram a trabalhar, nos seus grupos, para construir torres bem estruturadas. Expliquei a importância de aplicar conhecimentos de matemática e de física na construção das torres, como cálculo das medidas e áreas dos palitos, além de conceitos, como balanço de forças e centro de massa.
Os alunos foram além disso e pesquisaram sobre os tipos de estruturas e materiais utilizados nas construções. Decorridas algumas semanas, criaram torres bastante altas e sólidas. Na última aula, as torres foram testadas, colocando pesos progressivamente maiores até que as torres caíssem. O grupo vencedor teve a oportunidade de explicar à turma quais foram as suas estratégias e estruturas utilizadas.
A aula foi um sucesso, pois os alunos puderam aplicar conhecimentos teóricos de matemática e física para resolver um desafio realista. Além disso, aprenderam sobre cooperação e liderança nos seus grupos. Todos saíram inspirados e motivados a descobrir o que mais poderiam aprender com a matemática e física.
2023-04-17; 12:22:55
Pferreira
Numa aula de Física 12º ano lancei uma tarefa: levantar o maior peso possível com máquinas simples, roldanas, alavancas, etc. Foram constituídos dois grupos, pois a turma era pequena.
O interessante dessa abordagem são as hipóteses elaboradas pelos estudantes para solucionar os problemas.
Os alunos pesquisaram vários tipos de estruturas para levantamento de grandes massas e rapidamente perceberam a importância do envolvimento de outras áreas, nomeadamente a matemática e a colaboração com o curso Profissional de Soldadura tornou esta atividade bastante interessante.
Um dos grupos optou por trabalho com estruturas em ferro o outro como tinha alunos que faziam parte de grupos de escuteiros preferiram trabalhar com madeira.
Foram envolvidos vários conteúdos quer da matemática quer da física neste desafio e no fim o grupo que levantou maior massa acabou por ser aquele que tinha optado pela construção com ferro, com a colaboração do grupo de alunos do Profissional de Soldadura, mas com uma diferença não muito significativa em termos de carga máxima levantada.
Os dois grupos explicaram as várias estratégias utilizadas, mas no fim o grupo que construiu a estrutura em madeira acabou por sair vencedor, pois os custos e material utilizados no projeto justificaram o mesmo.
Assim esta atividade na metodologia STEAM permitiu que os alunos resolvessem um problema colocado ao conectar ideias que pareciam desconectadas, beneficiando o aprendizado interdisciplinar e trazendo os estudantes para o centro do processo cognitivo.
Paulo Arlindo Ribeiro Ferreira
reload

Partilhe a sua opinião com


Para participar na discussão, por favor inicie sessão ou registe-se se ainda não tiver uma conta.

Login